top of page

Por Que Escrevo Fantasia?

  • Foto do escritor: ricardorpresende
    ricardorpresende
  • 7 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Essa é uma pergunta que eu já tive que responder algumas vezes para familiares e amigos. As pessoas me questionam sobre a escolha de escrever um gênero que, supostamente, é infantil e que pouco agrega intelectualmente. Tais acusações me levaram a refletir e, com isso, cheguei a algumas conclusões.

1. A fantasia nos dá um refúgio do mundo real.

A maioria absoluta dos gêneros literários ambienta seus enredos longe de elementos sobrenaturais. Não há problema algum nisso, mas a realidade, muitas vezes, pode ser uma prisão quase inescapável da qual as pessoas querem fugir ao abrir as páginas de um livro. Não há gênero que ofereça isso de forma mais consistente que a fantasia.

Ao embarcar em uma jornada pela Terra-Média, nós nos esquecemos momentaneamente de todos os problemas terríveis que nos perturbam no dia-a-dia e ganhamos a oportunidade de viajar para um lugar distante onde vivenciaremos as mais incríveis e emocionantes aventuras. E se engana quem acha que não teremos identificação com as personagens, pois basta um bom enredo para que nós consigamos nos colocar em corpo e espírito dentro das narrativas que tanto amamos.

Alguns dirão que a fuga dos problemas não é uma prática saudável e que deveria ser evitada, mas a verdade é que é humanamente impossível encarar a realidade o tempo todo e, assim, é fundamental encontrarmos uma válvula de escape para revigorar nossas energias. Existem muitas formas de fazer isso, e nem preciso mencionar quantas delas são nocivas à saúde, e a fantasia nos proporciona isso de uma maneira lúdica.

2. Estímulo ao hábito de leitura.

Muitas pessoas reclamam constantemente que os clássicos da literatura são pouco lidos e que a maioria das pessoas sequer tocam em um livro ao longo de anos. São questionamentos inegavelmente verdadeiros que demonstram que a leitura está muito longe de ser um hábito em nosso país. Neste cenário, conversando com diversas pessoas da minha idade, percebi que muitas delas começaram a apreciar o ato de ler a partir de obras como Harry Potter e Percy Jackson.

Naturalmente, não estou querendo dizer que J. K. Rowling e Oscar Wilde estejam no mesmo patamar, mas, da mesma maneira que não ensinamos ninguém a gostar de música a partir de Beethoven, não devemos exigir que uma criança de onze anos tenha muito prazer lendo Dom Casmurro. As obras de fantasia abrem a porta para o mundo da leitura de forma muito mais agradável e, consequentemente, têm muito mais chance de cativar leitores e fazê-los querer novas experiências literárias.

3. Os ensinamentos através de símbolos são eficazes.

Se tem uma coisa que todo mundo sabe é que formigas não falam e cigarras não tocam violão, mas isso nunca impediu ninguém de entender a clássica fábula de Esopo que nos ensina sobre o valor do trabalho. Do mesmo modo que o tradicional conto infantil, a fantasia em geral usa símbolos para transmitir mensagens. Alguns são evidentes enquanto outros são menos óbvios, mas todos compartilham a capacidade de passar ensinamentos para os leitores.

J. K. Rowling, por exemplo, criou uma estrutura em Harry Potter na qual o mundo da magia é uma alegoria para o mundo real. Hogwarts, se olhada sem o aspecto mágico, é uma escola como qualquer outra, com professores chatos, provas difíceis, esportes, entre outros aspectos. Há simbologia espalhada por toda a obra, algo que, aliás, poderia gerar um texto inteiro sobre a saga do Menino Que Sobreviveu. Ao concluir a leitura de Harry Potter, o leitor foi exposto a várias mensagens e ensinamentos valiosos, como a importância da dedicação, do esforço e da entrega. Isso pode parecer óbvio para um adulto, mas são coisas que precisam ser constantemente reforçadas durante a infância e a adolescência. Livros de fantasia costumam ser excelentes nesse aspecto.

Além desses, existem incontáveis motivos pelos quais fantasia seja um gênero de leitura tão interessante. Pessoalmente, eu o recomendo a todos, independentemente da idade, pois sempre há um elemento novo capaz de nos fazer refletir ou, simplesmente, de nos ajudar a imergir em um mundo incrível que nos ajudará a viver aventuras incríveis antes de acordar para estudar ou trabalhar no dia seguinte.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Compre meus livros:

Commenti


©2018 by Ricardo R P Resende. Proudly created with Wix.com

bottom of page