Acervo Books: Uma Nova Esperança
- ricardorpresende
- 21 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Um pouquinho da história até aqui
"Um selo editorial voltado para a Literatura Fantástica criado do sonho coletivo de uma casa digna para a Fantasia no Brasil. Feito por quem ama para quem ama." É assim que a Acervo Books se define em sua página no Facebook, mas que editora é essa que acaba de surgir e já enche de expectativa os leitores de fantasia pelo Brasil?

Após algumas postagens cheias de mistério no grupo do Facebook Reino dos Livros, o anúncio de que o Acervo do Leitor estava lançando um selo editorial veio no dia 17 de julho. Imediatamente, leitores e escritores se animaram bastante com a notícia. Houve pessoas felicitando a página, falando de sua expectativa e até mesmo pedindo oportunidade. Naturalmente, toda essa movimentação gerou muita curiosidade sobre quais seriam os passos seguintes.
Em um vídeo de apresentação publicado na página do Facebook do Acervo do Leitor, Artur Moraes relembrou a história do blog e afirmou que a trajetória da Acervo Books seria similar: nunca dando um passo maior do que a própria perna para garantir o sucesso a longo prazo. A mensagem serviu para esclarecer um pouco o que era esse novo projeto.
Nas semanas que se seguiram, foi feito o anúncio de que o primeiro livro publicado seria O Brakki, do autor nacional André Regal. Em seguida, foram produzidos oito vídeos para introduzir os futuros leitores ao universo da obra e gerar aquela vontade de comprar o novo lançamento. Até o lançamento da capa (imagem abaixo) foi repleto de mistério e o resultado foi digno de um grande lançamento.

Minha opinião
O mercado editorial está em crise. É um problema que vem se arrastando há um tempo e, caso não seja solucionado, ameaça deixar o leitor em uma situação muito desagradável: poucas e caras opções. A única forma de reverter esse cenário é apoiando as iniciativas que buscam fazer algo diferente. É aqui que entra a Acervo Books.
Poucas iniciativas podem se gabar de terem surgido por clamor do seu próprio consumidor. Diante do serviço de péssima qualidade prestado por diversas editoras, os pedidos por "um mundo onde o Acervo do Leitor fosse uma editora" eram muito comuns. Como blog de resenhas, o trabalho sempre foi impecável para que os visitantes da página tivessem aquela ajudinha para resolver que livro comprar.
A forma como o Acervo Books têm tratado o seu primeiro lançamento é tão incrível que eu desconheço precedentes. Eu nunca vi uma editora fazer tanto esforço para promover um livro. E o que dizer da reação dos leitores? São muitas pessoas aguardando ansiosamente o lançamento de O Brakki. Tudo isso em tempos sombrios para a economia do país.
Como fãs de fantasia e após anos avaliando o trabalho feito por terceiros, é de se esperar que o Acervo Books entregue aos seus consumidores um produto que, como eles dizem, vale a prata. Como fã de fantasia, eu quero que essa iniciativa cresça cada vez mais para me permitir novas oportunidades de leitura, por isso, vou fazer valer a prata.

Conheça meu trabalho:
*As imagens usadas nessa matéria são de propriedade exclusiva do Acervo Books.
Commentaires